quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Aos tolos do mundo

Se tem alguma coisa da qual eu tenho certeza nessa vida é:
1: que um dia todos irão morrer, e
2: que todos mudam.

Eu recordo a pessoa que eu era, as idéias que eu acreditava, a ideologia que me guiava, porém hoje há apenas um resquício daquilo. O mundo me mudou.
Veja bem, eu acreditava num mundo ideal, igualdade a todos os povos, eu acreditava na paz e que o certo e o errado eram óbvios demais para permitir tanta desgraça.
Não que isso tenha mudado, no fundo eu desejo tais coisas. Mas hoje entendo os fatores e os porques, que as relações se baseiam no poder e no interesse. E que em diversas situações a defesa do seu próprio interesse supera o dever... não, a obrigação de velar pelos outros.

Hoje eu entendo, mas ainda não compreendo. Minha visão sobre o mundo é mais realista, porém eu ainda não perdi a vontade de ajudar, de buscar, de criar soluções para os pequenos ou grandes conflitos e injustiças.

Sou uma tola, a mesma tola... um pouco dolorida e pior, conformada mais do que devia permitir. Mas cair na real não implica em perder a generosidade e a solidariedade que eu possuia. Ainda tenho que apanhar muito para me juntar ao escárnio.

...

Nenhum comentário:

Postar um comentário